segunda-feira, 25 de maio de 2009

Preservação

Foto tirada no Gramado Zoo

Bah olha só, não dá pra acreditar nestes números:
  • Nossa Mata Atlântica tem atualmente apenas 7% da floresta original, sendo que 70% desta está em propriedade privadas.
  • São retirados anualmente da fauna brasileira para o comérico ilegal em torno de 38 MILHÕES de animais silvestres, sendo 60% comercializado no Brasil e 40% no exterior. Mais surpreendente: este número representa apenas 10% do tráfico internacional de animais, que é menor apenas que o de drogas e armas.
Cada animal retirado impacta não apenas no próprio bem estar e extinção, mas na cadeia alimentar ao qual está envolvido, na dispersão de sementes da mata nativa e consequentemente na conservação das águas, sustentação dos povoados e populações ribeirinhas, no ar que respiramos e toda a bola de neve que vem atrás. Quer um exemplo?
  • Uma única arara-azul pode ser responsável pela plantação de mais de 1.000 araucárias por hectare (10.000 m2), sendo que os animais são 90% responsáveis por esta dispersão e a chuva,vento, rios os 10% restantes.
Mas dá para fazer algo:
  • Em 5 anos, com apoio da ONG Aliança para Conservação da Mata Atlântica, foram criados 133 projetos de RPPNs (RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL), para os quais foram destinados R$ 4 milhões de reais levantados principalmente com instituições financeiras. As RPPNs são reservas que podem ir de 1 a milhares de hectares e são criadas por iniciativa privada, podendo receber apoio financeiro a fundo perdido (sem necessidade de retorno) para a criação e sustentação da reserva. É a maior chance de recuperação da Mata Atlântica.
  • Também é possível obter autorização do IBAMA para o cuidado e criação de animais silvestres que tenham sido capturados ilegalmente e precisem de um local de recuperação para reintrodução à vida selvagem.
Sites relacionados:
IBAMA (RPPNs)
IBAMA (Fauna Silvestre)
RENCTAS (ONG de combate ao tráfico de animais silvestres)
Aliança para a Conservação da Mata Atlântica (ONG)
Toca dos Bichos (clínica especializada em animais silvestres, em Porto Alegre)
Gramado Zoo (zoológico criado a partir do resgate de animais silvestres da fauna brasileira, com apoio do IBAMA).

Leitura offline atualizada:
Revista GoOutside "Edição Verde", maio/09
Revista Terra da Gente, maio/09
Livro Bichos do Brasil, Araquém Alcantara e outros, Ed. Terra Brasil
Livro Mata Atlântica, Araquém Alcantara e outros, Ed. Terra Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...