quarta-feira, 16 de março de 2011

Na terra dos dinossauros


Simplesmente fantástico. Não esperava que fosse TÃO legal. Nesta segunda visitei o MEF (Museu Egídio Feruglio) e fiquei literalmente "de boca aberta" com o que vi lá. Uma coisa é você ver na tv documentários sobre as épocas em que os dinossauros habitaram a Terra, ou assistir Jurassic Park, ou mesmo o personagem Ross da série friends no trabalho. Outra coisa é você ver bem de perto réplicas fiéis (feitas a partir de moldes) e exemplares reais desses e outros ˜bichinhos˜.


A exposição do Museu está muito bem montada, com dioramas que reproduzem cenários de cada era e seus animais específicos, com uma iluminação impecável que potencializa a experência. Algumas cenas representam a interação entre os animais, como uma luta entre Tigres Dente de Sabre. Olhando para esta cena em específico, inevitável deixar a imaginação fluir. Senti como se os animais estivessem realmente ali, brigando. Analisando sua posição corporal, era possível prever o movimento e imaginar o desenrolar daquela luta e os sons de grunhidos e rosnados.



O interessante das réplicas, é que elas não precisam estar protegidas por vidros, então você consegue chegar realmente perto e até tocar os modelos. Alguns são enormes. Um dos que mais me chamou a atenção é apenas uma ilustração na parede que demonstra o tamanho que tinha aquele animal... fiz uma foto onde fiquei logo abaixo do que seria o seu corpo... impressionante pensar que um bicho deste tamanho andou pela Terra, e mais, aqui na Patagônia.



Hoje pela manhã, retornei mais uma vez ao MEF, pois combinei de tirar algumas fotos do pessoal técnico trabalhando. Fui muito bem recebido pelo Paulo, Leandro e sua noiva Lorena, que fazem parte da equipe responsável pela preparação dos fósseis encontrados para que posteriormente os pesquisadores possam analisar o material. Ver o "backstage" do museu foi muito legal. É bem como vemos nos filmes, aqueles depósitos com armários até o teto, lotados de fósseis de tudo quanto é tamanho, alguns que nem foram tocados ainda.



A próxima visita será a um parque paleontológico a céu aberto, em uma cidade a 20 km de Trelew, chamada Gaiman. Mas to a fim mesmo é da "torta negra" galesa que tem lá, que dizem ser deliciosa. Depois eu conto... por enquanto curtam mais umas fotos do museu e fiquem com água na boca.






Um comentário:

  1. bah ! muito legal mesmo! Impressionante1 as fotos do staff ficaram muito legais!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...