segunda-feira, 21 de março de 2011

Punta Tombo e os pinguins


Nesta sexta-feira, tirei o dia para ir até a reserva natural Punta Tombo, local de nidificação dos Pinguins de Magalhães. Tive a sorte de pegar uma agência que leva grupos pequenos e fomos em uma Ranger 4x4, eu e mais duas meninas da Alemanha. No caso a única forma de chegar até a reserva é de carro, não há transporte coletivo e fica há 2h30 de Puerto Madryn, mais ao sul.


Punta Tombo entre os meses de setembro a novembro recebe em torno de 500 mil casais de pinguins de magalhães, que procuram o local para acasalar, colocar seus ovos e cuidar dos filhotes até que possam "embarcar" juntos para se alimentarem em águas brasileiras, a partir do final de fevereiro.



O local possui um caminho delimitado por onde as pessoas podem andar, mas isto não impede que se possa ver os pinguins muito de perto. Por toda a área, inclusive ao lado do caminho, há pinguins em seus ninhos. Quando chegam em terra nos meses de setembro e outubro, as fêmeas ficam na beira da praia enquanto os machos sobem a costa até 1km adentro para escolher o local para o ninho. Os melhores locais são sob os arbustos, para que fiquem protegidos de aves que queiram atacar os ovos e filhotes. Existe então uma grande disputa pelos melhores locais, onde os machos chegam a brigar e machucar uns aos outros.



Embora com apenas 30% dos pinguins nesta época, o local é muito bonito de se visitar. Impressiona bastante a quantidade de buracos espalhados pelo local, é uma imagem bastante interessante. Particularmente não tinha idéia que ficava desta forma.



Os pinguins são um sarro, caminham daquele jeito clássico, balançando para os lados, se coçam, limpam as penas, grasnam, e te olham curiosos enquanto tomam banho de sol. Este grupo que ainda está em terra está aguardando a muda completa das suas penas, para que possam então partir rumo ao norte.


Além dos pinguins, se avistam também diversos Guanacos, um animal parecido com as Llamas e Vicunhas, todos da família dos camelídeos. Isto que é bacana na Patagônia, você está muito próximo de animais selvagens e o país tem uma grande preocupação em protegê-los. Todos os parques são bem organizados e bem controlados, com vários guarda-parques trabalhando para que todas as normas sejam respeitadas e sempre dispostos a darem todas as informações necessárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...