terça-feira, 15 de março de 2011

Chegada em Trelew

Na segunda-feira (13), peguei o vôo das 6h05 em Buenos Aires em direção a Trelew, a cidade com aeroporto mais próxima da Península Valdez, local que há muitos anos penso em visitar, devido a grande quantidade de fauna silvestre. De acordo com o calendário do parque, abril não é a melhor época, pois muitos animais já saíram rumo a outros destinos, uma vez que o periodo de reprodução destes se estende até meados de fevereiro. Por outro lado, não há tantos turistas. De qualquer forma, nesta época ainda deve ser possível avistar leões e lobos marinhos e, se tiver sorte, as orcas. Próximo a Trelew há também Punta Tombo, uma reserva e pinguinera, onde ainda é possível nesta época ver de perto os pinguins de magalhães.

Plaza Independência

Museu de Artes Visuais

Trelew é uma cidade com aproximadamente 110 mil habitantes, população formada por descentes Galeses e de tribos regionais. No centro da cidade, além da agradável Plaza Independência, é possível fazer um circuito para conhecer contruções do início do século passado, de origem galesa, entre elas um moinho de trigo que virou restaurante, e a própria secretaria de turismo que atende um uma casa de 1920. Fora isto é uma cidade como qualquer outra deste porte, bastante agitada.

Antiga estação de trem

A chegada a Trelew de avião proporcionou uma visao inédita: as estepes da Patagônia. Visto do céu, o solo árido, coberto esparsamente por pequenos arbustos de cor verde escuro, lembra um carpete gigantesco, estendido por centenas de quilômetros, acabando no Oceano Atlântico. Mesmo acostumado com os pampas gaúchos no Rio Grande do Sul, me surpreendi com um terreno tão plano.

Saguão do aeroporto de Trelew

Diorama montado no aeroporto de Trelew

Na chegada ao aeroporto, no saguão, já é possível ver um diorama com dinossauros. Isto porque em Trelew há um dos mais importantes museus paeontlógicos da América Latina, o Museu Egídio Ferruglio (MEF), nomeado a partir de um grande geólogo argentino pioneiro na exploração científica da Patagônia. Há também em uma cidade próxima, Gaiman, um parque paleontológico a céu aberto, onde se faz uma trilha para visualizar fósseis de diferentes eras.



Diorama montado no aeroporto de Trelew

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...