terça-feira, 29 de março de 2011

Do deserto ao gelo na Patagônia

A última semana foi bastante corrida. Em Puerto Madryn, conheci no tour pela Península dois espanhóis (Daniel e Raquel) e acabamos combinando de descer juntos de carro rumo ao sul. Conseguimos com o guia argentino Martin, da agência Categoria Patagônia, acertar para nos levar de carro (a mesma Ranger 4x4 do passeio pela península) até Rio Gallegos. A Raquel ainda conseguiu um suíço (Michel) para ajudar a dividir os custos da viagem.


Acabou sendo a melhor opção para ir para o sul, já que de ônibus ou avião não teria visto nem um quinto do que vi e fiz nos 5 dias de viagem que fizemos, além de ter feito bons amigos. O Martin então é um grande cara, fez de tudo para nos agradar, o tempo todo. Pagou até café da manhã (com os maravilhosos folheados de tudo quanto é tipo que tem aqui) e uma noite de hospedagem em uma cabana. O Martin curte muito fotografia, natureza e aventuras, então nos demos muito bem. Deixamos até meio combinado para em novembro eu voltar a Madryn para fazermos uns acampamentos mais selvagens (sem ser pela agência) e para outubro de 2012 fazermos juntos uma travessia que ele já fez há 3 anos, de Puerto Madryn, na beira do Atlântico, até Puerto Montt, no Chile, na beira do Pacífico. Foi uma travessia a pé, em 46 dias, passando pelos desertos da Patagônia em uma estrada remota, junto com um outro amigo e um cavalo que levava a água. Pararam em algumas estâncias no caminho onde foram muito bem recebidos pelos moradores e ao final cruzaram os Andes na região dos lagos.

Bom, nesta viagem de 5 dia, passamos por Punta Lomas, onde descemos as falésias até uma pequena colônia de elefantes marinhos, onde pude tirar fotos muito de perto destes. Tendo a "manha" para se aproximar eles se mantem calmos, mas tem que chegar uma pessoa por vez, agaichada e se manter deitado no chão depois para que não se assustem ou não resolvam entfrentá-lo.


Martineta


Pichi

Zorro Gris

Neste primeiro dia, acampamos na pequena cidade de pescadores Camarones. O que foi muito bacana nesta viagem, é que por centenas de quilômetros andamos por estradas de "ripio", fora da tradicional Ruta 03, asfaltada. Foram estradas pelas quais não cruzamos praticamente com nenhum carro, com muito poucas estâncias no caminho e com a oportunidade de ver muitos animais selvagens. Vimos guanacos, peludos e pichis (dois tipos de tatus), choiques (parecidos com a nossa Ema), maras (parente do coelho, o maior da América Latina) , lebres, zorro gris (uma pequena raposa) e muitas aves, como a martineta, o flamingo e o carancho (carcará).


Flamingos


Caranchos


Guanacos

Antes de Camarones, quando desci do carro e corri estepe adentro para tirar foto de um pichi, acabei perdendo meu SPOT GPS Messenger (o estojo preso a um mosquetão arrebentou), o que me dei conta 70km depois em Camarones, já a noite. Parece mentira, mas eu e o Martin no outro dia pela manhã, bem cedo, voltamos e encontramos o GPS no meio da estepe patagônica. Foi como achar uma agulha no palheiro. Mas foi graças as técnicas de orientação aprendidas nas corridas de aventura. Calculei o tempo que percorremos a partir das fotos tiradas no local e em Camarones, calculei a distância provável e ainda usamos como referência o horizonte (na verdade uma parte plana de uma pequena elevação no terreno, com alguns arbustos mais escuros, como é possível ver na foto abaixo) par poder encontrar. Funcionou, o Martin que ahou enquanto fazia uma busca circular em um ponto e eu em outro. Fantástico.

Foto referência para encontrar o GPS.

Depois de Camarones, fomos para a linda Puerto Deseado, onde existe uma "Ria" em que o mar entra 50km para dentro da costa, no lugar de um rio de água doce existente a 12 mil anos atrás quando ainda havia geleiras por ali. O local foi visitado e elogiado pelo próprio Charles Darwin em sua viagem pela costa do Atlântico, junto com Fitz Roy, nas embarcações Beagle e Adventure. A partir de Puerto Deseados, visitamos a 250km de distância o Bosque Petrificado, com uma formação geológica que te faz sentir na pré-história. É um deserto cheio de "mesetas", montanhas cônicas com platôs retos como uma mesa no topo. As árvores petrificadas, tombadas, chegavam a ter 2 metros de espessura, algo realmente incrível.




Árvores petrificadas

Ainda em Puerto Deseado, fizemos uma saída de barco até a Isla Pinguinos, local onde há uma grande pinguinera de Pinguins de Magalhães, colônias de lobos marinhos e uma colônia de aproximadamente 400 casais do Pinguin do Penacho Amarelo, animal que só é visto neste local e nas Ilhas Malvinas. São lindos. Foi emocionante ver animal tão raro, e encantam por sua tranquilidade.


Pinguim do Penacho Amarelo


Lobos marinhos machos

Lobos marinhos machos

De Puerto Deseado fomos descendo por outros caminhos fascinantes até chegar em Rio Gallegos, cidade a partir da qual se cruza para o Ushuaia. A idéia inicial era ir para lá. Mas no momento de comprar a passagem, na rodoviária, resolvi trocar o destino e vim para El Calafate, onde me encontro agora, já que a previsão do tempo para Ushuaia nos próximos 10 dias era de chuva. O resto do pessoal foi para Ushuaia, já que a oportunidade para voltarem uma outra vez era bem mais remota, pela distância dos seus países de origem.

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Eu

Big Ice

Aqui em El Calafate, realizei hoje um trekking de 7 horas, sendo 4hs sobre o Glaciar Perito Moreno, que faz parte do Campo de Gelo Sul, terceira maior área de gelo permanente no mundo, depois da Antártida e da Groenlândia. Indescritível a experiência. Eu já tinha andado sobre o gelo na ascenção ao vulvão Villarrica no Chile, mas era uma subida "lisa". No Glaciar se caminha o tempo todo subindo e descendo as formações "artísticas" criadas pela natureza, ao lado de pequenas e grandes gretas, sumidouros e até um lago azul sob o gelo. Almoçamos na beira do lago, em meio ao Glaciar. Foi bem cansativa a experiência, mas ao mesmo tempo incrível.

Queda de um bloco de gelo

Nesta terça me vou para acampar no lago La Roca, um local que dizem ser belíssimo aqui em El Calafate, voltando só na sexta-feira para sábado tomar um vôo para Porto Alegre, outra mudança nos planos, mas por um excelente motivo que vou contar só no próximo post.

Um comentário:

  1. iiihh, mudança de planos? agora fiquei curioso.

    muito linda essa geleira do final do post cara.. sensacional

    abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...