domingo, 3 de janeiro de 2010

Mendoza: preparação para o Aconcágua


Secretaria de Turismo (sala exclusiva para venda dos permissos ao Aconcágua).

Chegamos hoje em mendoza as 9h30 de ônibus e fomos direto à Secretaria de Turismo para adquirimos os "permissos" para realizar o trekking no Aconcágua. Nos surpreendemos com a quantidade de pessoas no local, todos estrangeiros. Havia um grande grupo de alemães, e acabamos também conhecendo um casal americano, que estava vindo de Sacramiento, Califórnia, para conquistar o cume. O Lewis falava muito bem português (aliás ele que se aproximou quando nos ouviu conversando), pois quando mais jovem morou por dois anos em São Paulo.


Com nossos permissos em mãos.

Após pagar as tarifas (AR$ 400.00 para o trekking longo de até 7 dias) nos dirigimos a uma das várias lojas de equipamentos de montanhismo em Mendoza. Apesar de pequena, a "Aconcagua6962" tinha muitos equipamentos especializados e diferenciados do que estamos acostumados a ver em Porto Alegre. A vontade era de comprar tudo, ainda mais que os preços eram bem mais em conta do que no Brasil. Para se ter uma idéia, compramos 2 óculos de sol, de uma excelente marca para montanhismo (e cheio de estilo, com proteções laterais contra o sol) por 1/3 do valor no nosso país.


Comprando comida no Carrefour.

Após as compras (benzina, óculos, isqueiros, mapa e um livro muito completo sobre a montanha), fomos ao hotel fazer o checkin, deixar as mochilas e partir para as compras da alimentação para os 6 dias no Aconcágua. Só depois de ter tudo preparado é que relaxamos e fomos passear no centro da Cidade, mas com aquele frio na barriga e a vontade de chegar logo o dia de ir para a montanha. Realmente toda a movimentação, equipamentos, permissos e ver outros aventureiros nos deixou empolgados.


Monumento a San Martin (em praça homônima)

Mendoza é uma cidade bastante movimentada. Pudemos passear um pouco pelas praças centrais e por algumas ruas residenciais muito bonitas, com casas antigas e outras bastante modernas. A cidade é muito arborizada, e o sistema de canaletas em quase todas as ruas, por onde desce a água de degelo dos Andes para o abastecimento da população, é realmente muito engenhoso. Engraçado, antes, escrever a palavra "Andes" era algo distante, que não provocava emoções. Agora, dá para sentir a presença dos maciços e do Sentinela de Pedra as suas costas.


Sistema de canaletas para água de degelo.


Portões de entrada do Parque San Martin.

Amanhã, 7hs, é hora de pegar outro ônibus rumo a Uspallata, cidade que sediou hoje (03/01) o encerramento da Caminhada Mundial pela Paz e a Não Violência, que iniciou em 02 de outubro na Nova Zelândia. De acordo com os jornais daqui, a região entre Cristo Redentor (próxima a fronteira com o Chile) e Uspallata (incluindo Puente del Inca e Penitentes, próximo ao Aconcágua) estavam recebendo em torno de 15 mil pessoas de todas as partes do mundo. Estamos com medo de não conseguir lugar para dormir... mas... nada como o inesperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...