sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Cidade de Córdoba

Córdoba é uma cidade bem interessante. Do alto, do avião, e na vinda do aeroporto ao hotel achamos bastante comum e até um tanto feia. Parecia um grande bairro industrial de Porto Alegre. Mas, ao chegarmos à área central da cidade, e na região de "Nueva Córdoba", a coisa mudou de figura.



Teato del Libertador

Dois fatos nos impressionaram: a valorização dos monumentos e demais patrimônios históricos (igrejas, museus, universidades, prédios do governo) e a presença massiva de policiais nas ruas. Os prédios históricos encontram-se impecáveis, pintados, limpos, muito bem conservados. Quanto a polícia, a cada quadra você encontra policiais (muitas mulheres) armados. Vários utilizando bermudas e com coletes de "Polícia Turistica". Você realmente se sente seguro e tranquilo para circular, usar a máquina fotográfica e passear relaxado, inclusive a noite.


Iglesia Catebral, el Cabildo a noite.

Tiramos o dia para caminhar pela cidade e visitar os principais pontos turísticos. Visitamos a praça San Martin (a uma quadra do nosso hotel), a Iglesia Catebral, el Cabildo, Basílica de Nuestra Señora de La Merced, Iglesa de La Compañia de Jesus, Universidade Nacional de Cordoba (a mais antiga do país), Iglesia y Monasterio de las Carmelitas Descalzas de San José "Las Teresas" e outros prédios culturais. Mas, devido ao feriado, todos fechados, com exceção da incrível Iglesia del Sagrado Corazón de Jesus (Padres Capuchinos), a mais bonita de todas, por fora, e certamente por dentro. A igreja é em estilo gótico, com muitos adornos externos e um interior com uma iluminação mágica. E bem em frente a Igreja, uma área de restaurantes e descanso (muitos bancos) ligada a um museu, chamada de Paseo del Buen Pastor. Terminamos a tarde tomando um "helado de dulce de leche" na bela avenida Ipólito Irrigoyen, que leva ao Parque Sarmiento, que pretendemos visitar amanhã.


Interior da Iglesia del Sagrado Corazón de Jesus

Já a noite, meio que uma decepção. Enquanto os pontos histórios estão ainda mais bonitos com a ilumincação, o restante da cidade ficou "xoxa". Mesmo sendo Ano Novo estava tudo vazio e fechado. encontramos apenas dois restaurantes abertos, e perguntamos por alguma comemoração pública com fogos e descobrimos que não tem, não é tradição na cidade. Mesmo assim, muitas pessoas comemoraram das sacadas dos prédios e com fogos de artifício.


Para este dia Primeiro, alem do Parque Sarmiento, nossa idéia é visitar a Villa Carlos Paz, localizada a 38km de Córdoba, que conta com um belo lago e várias opções de passeios e atividades ao ar livre. Já sabemos também, que Carlos Paz é o local onde acontece a maior comemoração do ano novo, com fogos a beira do Lago Roque. Só não fomos para lá porque o ônibus de retorno seria somente as 6hs da manhã. Ficou para outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...